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¿Como Funciona este Script Multi idioma?

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RPG Maker VX ¿Como Funciona este Script Multi idioma?

Mensaje por luistop12 el 2016-06-19, 23:19

Eso, Lo encontré en una web portuguesa y no supe que pasó. no se como cambiar el idioma y no se para que sirve la opción de los mensajes D:

Código:
module Language_Setup
$messages   = {}
$items      = {}
$weapons    = {}
$skills     = {}
$armors     = {}
$class      = {}
$enemies    = {}
$troops     = {}
$states     = {}
###########################################Tutorial##################################################################
#Para Usar Basta Configurar a Linguagem Na Variavel Abaixo
########################
$language = 'Ingles'#
########################
#Depois Disso Deve se Começar a Criar As Menssagens Do Jogo Abaixo
#É Simples Como Voce Pode Ver As Mensagens Estão Entre Separadas Assim
#[
#"msg1",
#
#"msg2",
#
#"msg3"
#]
#Basta Seguir o Padrão Se Sua Mensagen Chegar a 45 Caracteres Ira Ocorrer a Quebra De Linha
#Uma Quebra De Linha Pra Quem Não Sabe é Como Se Você Apertace Enter e Continuasse Na Proxima Linha No Criador De
#Mensagem Do Evento
#Para Quebrar a Linha Antes De Concluir 45 Caracteres Basta Fazer Como Abaixo
#
#[
#["msg1_linha1","msg1_linha2","msg1_linha3","msg1_linha4"],
#
#"msg2",
#
#"msg3
#]
#
#Para Usar a Mensagen No Evento Basta Criar Um Comando De Chamar Mesagem e Colocar o Numero Da Mensagen Exemplo:
#[
#"msg1",
#
#"msg2",
#
#"msg3"
#]
#Entao Para Mostrar a msg1 Basta Colocar o Numero 1 Observe Os Eventos Para Melhores Informaões
#Voce Tambem Pode Modificar A Linguagen Abaixo
########################################
List_Language = ['Español','Ingles']#
########################################
#Tambem é possivel utilizar "apelidos" para as mensagens configurando abaixo
$apelidos = ["mensagem de apresentação"]
#Para Editar o Vocabulario edit A Partir da Linha''
#Para Traduzir Itens Busque Por items[List_Language[0]] onde [0] é a linguagen 'portugues' e [1] English e Edite o Nome e Descrição
#Como No Exemplo Abaixo
#
#   Nome        Descrição
#
#['Poção','Recupera 500 HP'],
#
#['Super Poção','Recupera 2500 HP']
#
#]
#Faça o Mesmo Com Armas e Habilidades Mas Busque Por
#$skils[List_Language[0]] ou $Weapons[List_Language[0]] e etc
#Esta Tudo Abaixo:
#################################Aqui são as Menssagens em Portugues#################################################

$messages[List_Language[0]] = [
["Este é o Sistema De Multi Lingua" ,"Criado Por : Lipetom"],

"Este é o sistema de Multi Linguas Criado Por Lipetom, com ele é possivel criar um jogo com mais de um idioma",

["Para mudar de idioma fale com o cara ao lado","E Observe os Menus de itens habilidades ,status","Tela de titulo,etc.Tambem Fale Com Todos Npcs"]

]
#################################Here are the Messages in English##################################################

$messages[List_Language[1]] = [
["This is the System of Multi Language", "Created By : Lipetom"],

"This is the system of Multi Languages Created By Lipetom, with him it is possible to create a game with more than one language",

["To change language talk to the guy beside" , "And Observe the Menus of items skills ,status" , "Canvas of title,etc.Also Speaks With All Npcs"]

]

#################################Aqui Estão Itens,Habilidades,Armas etc... em Portugues#################################################

#Itens
$items[List_Language[0]] = [
['Manzana','Puede sanar 75 de Vit, De un aliado..'],

['Super Poção','Recupera 2500 HP']

]

#Armas
$weapons[List_Language[0]] = [
['Clava','Uma simples clava de madeira'],

['Espada','Espada comum de ferro']

]

#Habilidades
$skills[List_Language[0]] = [
['Combo','Múltiplos ataques em um único inimigo'],

['Combo Duplo','Múltiplos ataques em dois inimigos']

]

#Armaduras
$armors[List_Language[0]] = [
['Escudo Simples','Escudo feito de madeira'],

['Escudo Real','Escudo forjado em aço']

]

#Classe
$class[List_Language[0]] = [
['Herói'],

['Soldado']

]

#Inimigos
$enemies[List_Language[0]] = [
['Thanorfus'],

['Morcego']

]

#Grupo de Inimigos
$troops[List_Language[0]] = [
['Thanorfus*2'],

['Morcego*2']

]

#States

$states[List_Language[0]] = [
#Nome   ,Mensagen1, Mensagen2 Mensagen3,  Mensagen4
['Morto','Morreu!','Foi Derrotado!','','Foi Revivido!'],

['Veneno','Foi Envenenado!','Foi Envenenado!','','Removeu o Veneno!']

]



#################################Here Are Items,Skills,Arms etc in English##################################################

#Items
$items[List_Language[1]] = [
['Apple','Recover 75 VIT, One ally.'],

['Super Potion' , 'Recover 2500 HP']

]

#Weapons
$weapons[List_Language[1]] = [
['Clava','A simple clava wood'],

['Sword','Common Sword of iron']

]

#Skills
$skills[List_Language[1]] = [
['Combo','Multiple attacks on a single enemy'],

['Combo Double','Multiple attacks in two enemies']

]

#Armors
$armors[List_Language[1]] = [
['Shield Simple','Shield made of wood'],

['Shield Real','Shield forged steel']

]

#Class
$class[List_Language[1]] = [
['Hero'],

['Soldier']

]

#Enemies
$enemies[List_Language[1]] = [
['Thanorfus'],

['Bat']

]

#Group of Enemies
$troops[List_Language[1]] = [
['Thanorfus*2'],

['Bat*2']

]

#States
$states[List_Language[1]] = [
#Name ,Mensagen1, Mensagen2 Mensagen3, Mensagen4
['Dead','Died!','Was Defeated!','','Was Revived!'],

['Poison','Was Poisoned!' ,'Was Poisoned!','','He removed the Poison!']

]

end

if $BTEST    
else
for i in 0..1
    $messages[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $items[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $skills[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $weapons[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $armors[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $class[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $enemies[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $troops[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..1
    $states[Language_Setup::List_Language[i]].unshift('nulo')
end
for i in 0..$apelidos.size.to_i - 1
    $apelidos.unshift('nulo')
end
  
end
#==============================================================================
# Game_Interpreter
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe interpreta os comandos de evento e os transforma no código da
# engine do RPG Maker. As classes Game_Map, Game_Troop, Game_Event são usadas.
#==============================================================================
class Game_Interpreter
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Mostrar Mensagem
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_101
    unless $game_message.busy
      $game_message.face_name = @params[0]
      $game_message.face_index = @params[1]
      $game_message.background = @params[2]
      $game_message.position = @params[3]
      language = $language
      messages = $messages
      @index += 1
      inter = to_integer
      @texto = messages[language][inter]
      
      while @list[@index].code == 401       # Texto(Text)
        if @texto != nil and inter != 0
          create_text
          $game_message.texts = @texto
        else
          $game_message.texts.push(@list[@index].parameters[0])
        end
        @index += 1
      end
      
      if @list[@index].code == 102          # Mostrar Escolhas(Show Choices)
        setup_choices(@list[@index].parameters)
      elsif @list[@index].code == 103       # Armazenar Número(Store Number)
        setup_num_input(@list[@index].parameters)
      end
      set_message_waiting            
    end
    return false
  end
 
 #--------------------------------------------------------------------------
 #Aqui é onde o texto é tratado
 #--------------------------------------------------------------------------
  def create_text
    cond = @texto.is_a? Array
    if cond == false
      @texto = @texto.split(/(.{47})/)
      for i in 1..@texto.size.to_i - 1
        if @texto[i] == '' or @texto[i] == ""
          @texto[i] = nil
        end
      end
      @texto.compact!
      if @texto.size > 1
        @texto.shift
      end
    end
  end
  
  def to_integer
    apelido_cond = false
    apelido_ver = @list[@index].parameters[0]
    for i in 0..$apelidos.size.to_i
      if apelido_ver == $apelidos[i]
        return i
          apelido_cond = true
      end
    end
    if apelido_cond == false
      verif = @list[@index].parameters[0].split
      string = ""
      for i in 0..verif.size.to_i - 1
        string = string + verif[i].to_s
      end
      tam = string.length
      inteiro = string.to_i
      string = inteiro.to_s
      if string.length != tam
        return 0
      else
        return inteiro
      end
    end
  end
end
#############################################################################################
class Vocab_Up
  def initialize
  update_itens
  update_system
  update_weapons
  update_skills
  update_armors
  update_class
  update_enemies
  update_troops
  update_states
    end
  def update_system
    if $language == Language_Setup::List_Language[0]
  # Nível
    $data_system.terms.level = 'Nivel'
  # Nível (abreviado)
    $data_system.terms.level_a = 'Nv'
  # HP
    $data_system.terms.hp = 'Vitalidad'
  # HP (abreviado)
    $data_system.terms.hp_a = 'VIT'
  # MP
    $data_system.terms.mp = 'Nerosis'
  # MP (abreviado)
    $data_system.terms.mp_a = 'NEO'
  # Ataque
    $data_system.terms.atk = 'Ataque'
  # Defesa
    $data_system.terms.def = 'Defensa'
  # Inteligência
    $data_system.terms.spi = 'Nerosis'
  # Agilidade
    $data_system.terms.agi = 'Agilidad'
  # Arma
    $data_system.terms.weapon = 'Arma'
  # Escudo
    $data_system.terms.armor1 = 'Escudo'
  # Elmo
    $data_system.terms.armor2 = 'Casco'
  # Armadura
    $data_system.terms.armor3 = 'Armadura'
  # Acessório
    $data_system.terms.armor4 = 'Acessório'
  # Arma 1
    $data_system.terms.weapon1 = 'Arma 1'
  # Arma 2
    $data_system.terms.weapon2 = 'Arma 2'
  # Atacar
    $data_system.terms.attack = 'Atacar'
  # Habilidades
    $data_system.terms.skill = 'Habilidades'
  # Defender
    $data_system.terms.guard = 'Defender'
  # Itens
    $data_system.terms.item = 'Items'
  # Equipamento
    $data_system.terms.equip = 'Equipo'
  # Status
    $data_system.terms.status = 'Estados'
  # Salvar
    $data_system.terms.save = 'Guardar'
  # Sair
    $data_system.terms.game_end = 'Salir'
  # Atacar
    $data_system.terms.fight = 'Atacar'
  # Fugir
    $data_system.terms.escape = 'Escapar'
  # Novo Jogo
    $data_system.terms.new_game = 'Nuevo Juego'
  # Continuar
    $data_system.terms.continue = 'Continuar'
  # Sair
    $data_system.terms.shutdown = 'Salir'
  # Tela Título
    $data_system.terms.to_title = 'Tela Título'
  # Cancelar
    $data_system.terms.cancel = 'Cancelar'
  # G (unidade monetária)
    $data_system.terms.gold = 'Gretto'
  elsif $language == Language_Setup::List_Language[1]
   # Level
     $data_system.terms.level = 'Level'
   # Level (abbreviated)
     $data_system.terms.level_a = 'N'
   # HP
     $data_system.terms.hp = 'HP'
   # HP  (abbreviated)
     $data_system.terms.hp_a = 'H'
   # MP
     $data_system.terms.mp = 'MP'
   # MP (abbreviated)
     $data_system.terms.mp_a = 'M'
   # Attack
     $data_system.terms.atk = 'Attack'
   # Defense
     $data_system.terms.def = 'Defense'
   # Intelligence
     $data_system.terms.spi = 'Intelligence'
   # Agility
     $data_system.terms.agi = 'Agility'
   # Weapon
     $data_system.terms.weapon = 'Weapon'
   # Shield
     $data_system.terms.armor1 = 'Shield'
   # Elmo
     $data_system.terms.armor2 = 'Elmo'
   # Armor
     $data_system.terms.armor3 = 'Armor'
   # Accessory
     $data_system.terms.armor4 = 'Accessory'
   # Weapon 1
     $data_system.terms.weapon1 = 'Weapon 1'
   # Weapon 2
     $data_system.terms.weapon2 = 'Weapon 2'
   # Attacking
     $data_system.terms.attack =  'Attack'
   # Skills
     $data_system.terms.skill = 'Skills'
   # Defender
     $data_system.terms.guard = 'Defend'
   # Items
     $data_system.terms.item = 'Items'
   # Equipment
     $data_system.terms.equip = 'Equipment'
   # Status
     $data_system.terms.status = 'Status'
   # Save
     $data_system.terms.save = 'Save'
   # Exit
     $data_system.terms.game_end = 'Exit'
   # Attacking
     $data_system.terms.fight =  'Attack'
   # Escape
     $data_system.terms.escape = 'Escape'
   # New Game
     $data_system.terms.new_game = 'New Game'
   # Continue
     $data_system.terms.continue =  'Continue'
   # Exit
     $data_system.terms.shutdown = 'Exit'
   # Title Screen
     $data_system.terms.to_title = 'Title Screen'
   # Cancel
     $data_system.terms.cancel = 'Cancel'
   # G (monetary unit)
     $data_system.terms.gold  = 'Gretto'
   end
 end
 def update_itens
   index = $items[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_items[i].name = $items[$language][i][0]
     $data_items[i].description = $items[$language][i][1]
    end
  end
  def update_weapons
   index = $weapons[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_weapons[i].name = $weapons[$language][i][0]
     $data_weapons[i].description = $weapons[$language][i][1]
    end
  end
  def update_skills
   index = $skills[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_skills[i].name = $skills[$language][i][0]
     $data_skills[i].description = $skills[$language][i][1]
    end
  end
  def update_armors
    index = $armors[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_armors[i].name = $armors[$language][i][0]
     $data_armors[i].description = $armors[$language][i][1]
    end
  end
  def update_class
    index = $class[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_classes[i].name = $class[$language][i][0]
    end
  end
  def update_enemies
    index = $enemies[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_enemies[i].name = $enemies[$language][i][0]
    end
  end
  def update_troops
    index = $troops[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_troops[i].name = $troops[$language][i][0]
    end
  end
  def update_states
    index = $states[$language].size.to_i - 1
   for i in 1..index
     $data_states[i].name = $states[$language][i][0]
     $data_states[i].message1 = $states[$language][i][1]
     $data_states[i].message2 = $states[$language][i][2]
     $data_states[i].message3 = $states[$language][i][3]
     $data_states[i].message4 = $states[$language][i][4]
    end
    
  end
end
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